Facilitadores da qualidade dos cursos on-line
Há uma diversidade de factores que potenciam a qualidade e o sucesso dos cursos on-line.
Para se falar de qualidade há que considerar 2 aspectos:
- obtenção de melhores resultados;
- excelência no desempenho.
Há ainda outro aspecto que deve ser considerado, mas que não é tão relevante, é a relação entre custo e benefício.
Para que a qualidade aconteça é preciso focá-la, procurá-la desde o primeiro momento do curso - a sua concepção -, até ao final, os resultados obtidos. Daí que deve ser avaliada, a qualidade, em três fases: concepção, distribuição/entrega do curso e avaliação dos resultados.
Na primeira fase, na concepção, potencia-se o sucesso através da qualidade do sistema a adoptar, da qualidade da informação prestada e a prestar, e da qualidade do serviço que se vai prestar.
Na segunda fase, aquando da distribuição/entrega dos cursos, deve procurar-se que o sistema seja todo ele usado e potenciado, recorrendo a tudo aquilo que a Web disponibiliza, procurando que cada recurso seja potenciado ao máximo. Concomitantemente, o utilizador precisa de também de se sentir confortável, log satisfeito.
Por fim, numa terceira fase que deve inter-agir com a segunda, o sucesso e a qualidade de um curso verificam-se quando se maximizam os bons resultados e se ultrapassam/solucionam as dificuldades obtidas.
Há, então, focos da organização a não descurar. Desde logo, o professor: que ele se perceba, mais do que um mestre, como um facilitador da aprendizagem, e que tenha competência no ensino on-line. O aluno, que deve estar o mais motivado possível e que seja adulto/responsável e organizado na sua gestão da aprendizagem. E a administração do curso, que seja capaz de resolver os problemas rapidamente e afectando as melhores soluções para as dificuldades surgidas.
Continuarei a pesquisar em Re Vica e European Foundation for Quality
Para ler mais:
- PENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) "Approaches to E-learning quality Assessment". http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf
- WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) "Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404). http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.pdf
Para se falar de qualidade há que considerar 2 aspectos:
- obtenção de melhores resultados;
- excelência no desempenho.
Há ainda outro aspecto que deve ser considerado, mas que não é tão relevante, é a relação entre custo e benefício.
Para que a qualidade aconteça é preciso focá-la, procurá-la desde o primeiro momento do curso - a sua concepção -, até ao final, os resultados obtidos. Daí que deve ser avaliada, a qualidade, em três fases: concepção, distribuição/entrega do curso e avaliação dos resultados.
Na primeira fase, na concepção, potencia-se o sucesso através da qualidade do sistema a adoptar, da qualidade da informação prestada e a prestar, e da qualidade do serviço que se vai prestar.
Na segunda fase, aquando da distribuição/entrega dos cursos, deve procurar-se que o sistema seja todo ele usado e potenciado, recorrendo a tudo aquilo que a Web disponibiliza, procurando que cada recurso seja potenciado ao máximo. Concomitantemente, o utilizador precisa de também de se sentir confortável, log satisfeito.
Por fim, numa terceira fase que deve inter-agir com a segunda, o sucesso e a qualidade de um curso verificam-se quando se maximizam os bons resultados e se ultrapassam/solucionam as dificuldades obtidas.
Há, então, focos da organização a não descurar. Desde logo, o professor: que ele se perceba, mais do que um mestre, como um facilitador da aprendizagem, e que tenha competência no ensino on-line. O aluno, que deve estar o mais motivado possível e que seja adulto/responsável e organizado na sua gestão da aprendizagem. E a administração do curso, que seja capaz de resolver os problemas rapidamente e afectando as melhores soluções para as dificuldades surgidas.
Continuarei a pesquisar em Re Vica e European Foundation for Quality
Para ler mais:
- PENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) "Approaches to E-learning quality Assessment". http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf
- WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) "Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404). http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.pdf
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