Qualidade na Formação Online

Para a elaboração deste texto, tenho diante de mim os trabalhos dos colegas de Mestrado, realizados após a leitura dos artigos propostos, resumo e partilha do fórum da Moodle. Os trabalhos disponíveis aqui e aqui, para além daquele que o meu grupo realizou e que está aqui.


Antes de mais gostava de fazer uma referência àquilo que se entende por qualidade. No senso comum, quando se diz que algo tem qualidade está-se a dizer que está de acordo com as expectativas que se tem em relação à coisa em si. Por exemplo, ao afirmar-se: «este arroz de caril tem muita qualidade», o sujeito está a fazer referência às suas expectativas e àquilo que já viveu e conhece. Só assim se compreende que um mesmo «arroz» possa ser considerado por uma pessoa como muito bom e outra pessoa o considere razoável. E ambos têm razão, porque aqui estão em jogo as percepções de cada indivíduo, que são afectados/moldados pela cultura, pelos modelos mentais, pelo tipo de produto ou serviço prestado, pelas necessidades e pelas expectativas que se têm.
Mas, no nosso caso, ao abordarmos a qualidade de um sistema de ensino online, precisamos de ter presente que mais do que qualidade, entendido no sentido comum, estamos a procurar sistemas de gestão de qualidade, ou seja, que se verifiquem as condições óptimas para a realização do ensino, de acordo com um standar/paradigma previamente definido. Daí que, de seguida, vamos ocupar-nos destas duas vertentes: estabelecer um modelo de ensino online ideal, e elencar as condições/meios que se têm de verificar.

Curso Online
Um curso online é um curso baseado essencialmente na Internet, tirando o máximo partido das oportunidades oferecidas pela web. Pois a educação à distância parece ser uma importante resposta para as necessidades do desenvolvimento profissional das diversas populações e para a aprendizagem ao longo da vida. Os cursos devem ir ao encontro dos aprendizes, tirando o melhor partido da sua disponibilidade de tempo, energias e focos interesses e necessidades. Estamos a caminhar para um paradigma que podemos designar de «aprender sem distância», procurando estar no lugar certo, à hora certa; Nos cursos online não tem lugar tanto a teoria behaviorista, mas sim a constructivista, ou melhor a conectivista (G. Siemens), onde a aprendizagem é potenciada pelas conexões que se estabelecem, com os diversos fautores da aprendizagem (aluno, professor, conhecimento).
A aprendizagem online eficaz(Alley 2000), centrada totalmente no desenho do projecto pedagógico, assume que:
  • O conhecimento é construído;
  • A aprendizagem é mais eficaz se for o aluno a assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem;
  • A motivação dos estudantes é determinante nos resultados e sucesso da aprendizagem;
  • Uma aprendizagem de nível superior exige uma atitude de reflexão;
  • A aprendizagem é um processo individual;
  • Aprender é uma vivência experiencial;
  • A aprendizagem tem uma ambivalência social e individual;
  • Pressupostos epistemológicos superiores inflexíveis podem perturbar uma aprendizagem mais enriquecedora;
  • Aprender é um processo em espiral;
  • A aprendizagem é um processo não linear.
Condições que se devem verificar no curso online

Essas condições vão ser distribuídas em três âmbitos: desenho do sistema de formação, forma de disponibilização e resultados do sistema formativo.

1. Desenho do sistema e formação:
1.1 Qualidade do sistema
  • Fácil utilização
  • O sistema reflecte contextos reais de aprendizagem
  • Estável
  • Seguro
  • Rápido
  • Sensível
1.2 Qualidade da informação

  • Bem organizada
  • Apresentada com eficácia
  • Tamanho adequado
  • Bem redigida
  • Útil
  • Actualizada
  • Privilegia as actividades aos meros conteúdos

1.3 Qualidade do Serviço

  • Imediato
  • Sensível
  • Justo
  • Promove o trabalho de grupos
  • Inteligente
  • Disponível

2 . Forma de Disponibilização

2.1 Recursos (podem ser utilizados)

  • Slides
  • Áudio
  • Escrita
  • Discussões
  • Estudos de caso
  • Problemas práticos
  • Tutoriais
  • Trabalhos
  • Exames práticos
  • Redes sociais
  • Blogues
  • Micro-blogues (twitter)

2.2 Os recursos:

  • Estão acessíveis de acordo com as necessidades dos alunos num formato não linear
  • Reflectem o tema do momento e são actualizados regularmente
  • reflectem a variedade de perspectivas de modo que os alunos tenham a oportunidade de julgar o mérito de diferentes posições, em vez de lhes ser dado apenas um ponto de vista
  • Permitem que os alunos acendam a uma variedade de opiniões
  • Reflectem a inclusão social, cultural e de sexo

2.3 O Professor/Formador

  • É uma orientador/facilitador
  • Promove o nível metacognitivo da aprendizagem
  • Integra actividades e avaliação

3 . Resultados do Sistema formativo
3.1. A Rede consegue:

  • Aprendizagem reforçada
  • Habilitada
  • Poupança de tempo
  • Sucesso académico
  • Estar acessível a pessoas com necessidades educativas especiais
  • Ser fiável
  • Tornar acessível toda a informação disponível
  • Possibilitar excelentes canais de comunicação entre os alunos, com os formadores e com o conhecimento


3.2. A Rede evita

  • Falta de contacto
  • Isolamento
  • Relação patológica com a tecnologia


A percepção que o aprendiz deve ter do curso online

Neste ponto vou elencar aquelas que considero serem as condições que o aprendiz deve verificar, para que se possa considerar que um curso online tem qualidade:

  • Tarefas autenticas
  • Oportunidades de colaborar com outros aprendizes
  • Ambientes centrados no aprendiz
  • Cativante
  • Avaliações com significado para a aprendizagem
  • Os recursos são acessíveis
  • Os recursos estão actualizados
  • Uso adequado dos mídia
  • Promove a inclusão
  • Interface fiável e robusto
  • Os objectivos, orientações e planos de aprendizagem são claros
  • Há boa comunicação;
  • O acesso à web tem as condições requiridas
  • O desenho da formação promove a cooperação.

Conclusão operativa: um curso online terá tanto mais qualidade, quantas mais respostas afirmativas conseguir a cada item.

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