A pedagogia divina, modelo da pedagogia da fé
Num contexto de nova evangelização, ou de proposta
continuamente renovada da comunhão com Deus, urge recolocar Deus no centro das
perguntas do nosso existir e deixar que seja Ele a resposta, e não dar respostas
d’Ele. É próprio Concílio Vaticano II alerta os crentes que «[os cristão] pela
negligência da sua fé, ou pelas deficiências da sua vida religiosa, moral e
social, esconderam, mais do que revelaram, o autêntico rosto de Deus» (GS 19).
Assim, num mundo plural e em permanente mudança, urge a necessidade de uma nova
refontalização da pedagogia da fé, ou seja, uma pedagogia que eduque de forma
personalizada e que respeite e preserve a originalidade e individualidade de
cada pessoa, bem como as suas dúvidas e as suas aspirações.
A pedagogia da fé,
ao inspirara-se na pedagogia divina, é como que uma arte de fazer suscitar,
despertar, descobrir e fazer crescer a fé (DGC 143), a catequese tem de
encontrar uma pedagogia que seja capaz de comunicar a Palavra de Deus, tendo em
atenção os diferentes destinatários a quem se dirige. Deste modo, a catequese
deve utilizar uma pedagogia que esteja ao serviço da fé, ou seja, uma pedagogia
personalizada, dinâmica e ativa, que comunique, a Revelação de Deus, numa
atitude de busca contínua, para que os catequizandos possam encontrar e aderir
a Deus, assumindo um estilo de vida cristão.
Ao longo de toda a História da Salvação, no Antigo
Testamento e principalmente nos Evangelhos, Deus serviu-se de uma pedagogia,
através da qual se ia dando a conhecer. Com efeito, Deus procurou falar à
humanidade, como amigos, revelando o Seu amor gratuito e incondicional. Deus
apresenta-se como nosso Pai, aceita cada um de nós tal como somos e respeita,
com benevolência, o nosso ritmo de crescimento na fé. Deus é um verdadeiro
Mestre, um Educador que educa a partir de situações reais, e extraindo delas
lições de sabedoria.
A revelação que Deus foi fazendo de Si mesmo à humanidade
atinge a sua plenitude em Jesus Cristo, Seu Filho, que continuou a “Pedagogia
de Deus” com a perfeição e a eficácia próprias da novidade da Sua pessoa (DGC
140). Tal como Deus, o ensino e a vida de Jesus são pautados pelo amor
dedicado, sincero e gratuito. A vida e a mensagem de Jesus são um desafio
constante à conversão, à vivência do mandamento novo da caridade! É um convite
permanente a uma nova forma de pensar, de amar, de agir e de viver — é um novo
estilo de vida —, procurando suscitar em cada pessoa uma resposta livre, para
que este adira livremente ao Evangelho. A pedagogia de Jesus convida cada
pessoa a uma forma de viver marcada pela fé em Deus, pela esperança do Reino e
pela caridade para com o próximo (DGC 140). No anúncio da Boa Nova, Jesus
procura seguir uma pedagogia pautada pela atenção e pelo respeito às pessoas;
pela escuta e pelo diálogo, aproximando-se das pessoas, dando o primeiro passo
e oferecendo-lhes a sua amizade; pela confiança nas pessoas e pela gratidão,
procurando sempre desviar a atenção e o entusiasmo das pessoas para com a sua
pessoa. Jesus não procura centrar as atenções em Si, mas no Reino e em Deus
Pai! Jesus procura anunciar os mistérios de Deus partindo sempre das
experiências reais das pessoas e utilizando uma linguagem simples e
significativa.
Eis aqui uma série de atitudes pedagógicas de Jesus que
devem inspirar a catequese. Com efeito, «a catequese, sendo comunicação da
revelação divina, inspira-se radicalmente na pedagogia de Deus […], acolhe os
parâmetros constitutivos e, guiada pelo Espírito Santo, faz uma sábia síntese
da mesma, favorecendo, assim, uma verdadeira experiência de fé, um encontro
filial com Deus» (DGC 143). Ainda a este respeito, na sua Exortação Apostólica Catechesi Tradendae, também João Paulo
II refere que «o próprio Deus serviu-se de uma pedagogia que deve continuar a
ser modelo da pedagogia da fé» (CT 58).
A pedagogia catequética deve, então, ser:
- uma pedagogia que coloque os catequizandos em diálogo com Deus, numa relação interpessoal;
- uma pedagogia que respeite a progressividade da revelação divina e a dimensão misteriosa da Palavra de Deus;
- uma pedagogia que reconheça a pessoa de Jesus Cristo como centro da vida humana, razão pela qual o Evangelho deve ser proposta para e na vida das pessoas;
- uma pedagogia que valorize a vivência da fé nas comunidades cristãs;
- uma pedagogia de sinais, para que Palavra de Deus se transmita por meio de palavras e ações;
- e, por fim, mas não no fim, uma pedagogia que deixe espaço à ação do Espírito Santo, pois é dele que a catequese recebe a força e empenho para dar continuidade à revelação da ação de Deus no coração de cada pessoa.
«Graças ao dom do Espírito Santo enviado por Cristo, o discípulo cresce como o seu Mestre “em sabedoria, em estatura e em graça diante dos homens”» (DGC 142).
Estou de acordo consigo. Um dos aspecto no relacionamento "interpessoal com Deus" poderá ser também é deixar que Deus se revele no diálogo, quero dizer com isto, tenho dito algumas vezes no seio vicentino que, devemos antes de apresentarmos uma solução que passa resolver um ou vários problemas de uma ou varias pessoas é que um vicentino assiste e, quando tem a dúvida dessa mesma solução, «deve apresentar diante de Deus e perguntar-lhe qual a melhor maneira» de dar a solução ao pobre que ele precisa...
ResponderEliminarAcho ou melhor, pergunto; será também catequese?
Paz e Bem