Guião para a Entrevista
O grupo ao qual pertenço, elaborou um Guião para um Entrevista
semi-estrutrada. osteriormente, iremos trabalhar em Grupo/Turma um Guião
comuma todos nós.
Eis o nosso trabalho:
Este trabalho, realizado no âmbito da UC de Metodologias de Investigação em contexto online, do Curso de Mestrado Pedagogia em e-Learning, da Universidade Aberta, tem como objectivo a produção em equipa de um guião para uma entrevista.
Guião para a Entrevista
INTRODUÇÃO O guião destina-se a orientar uma entrevista semi - estruturada com o intuito de estudar a forma como os amigos dos estudantes deste mestrado percepcionam o ensino a distância.
Os objectivos deste estudo são:
Saber o que pensam pessoas que nunca tiveram experiência de ensino a distância sobre o ensino a distância;
Saber como é que valorizam e/ou desvalorizam o ensino a distância, pessoas que nunca tiveram experiência de ensino a distância;
Saber o que sentem as pessoas que nunca tiveram experiência de ensino a distância do facto de serem amigas de estudantes de mestrado em Ensino a Distância.
O processo para a recolha de dados escolhido foi a entrevista semi-estruturada o que pode ser uma mais valia para o estudo, já que permite a aceder a uma grande quantidade de informação e de esclarecer alguns aspectos da informação prestada, que de outra forma ficariam ocultos. Se realizada em contexto online, traz o problema de conseguir um instrumento capaz de a tornar exequível.
A construção do guião da entrevista envolveu três fases distintas: pesquisa individual sobre os métodos de recolha de dados, pesquisa sobre a utilização de entrevistas e sobre as técnicas de entrevista; preparação em equipa de um guião para uma e-entrevista; apresentação dos guiões e discussão em fórum geral e construção de um guião comum para uma e-entrevista.
PLANEAMENTO Entrevistados: amigos que nunca tiveram experiências de ensino a distância, contactados previamente e a quem são explicitados os objectivos do estudo e esclarecida a razão pela qual foram escolhidos, mostrando a importância da sua participação nas respostas, do tempo de duração previsto na sua realização, devendo, por isso, combinar-se a data e a hora.
Local da entrevista: No Messenger ou no GTalk, conforme a possibilidade do entrevistado.
Tempo: Prevê-se que a duração não ultrapasse a hora e meia, mas a entrevista pode ser interrompida e retomada mais tarde, sempre que se justificar, de acordo com as possibilidades dos intervenientes.
Quando se contactar os possíveis entrevistados devemos esclarecer bem o seguinte:
Objectivos do estudo e sua razão de ser;
O tempo estimado da entrevista e o facto de poder ser interrompida;
O meio através do qual o entrevistado prefere ser abordado: Messenger ou GTalk
Por fim, deixar bem claro que o anonimato será salvaguardado.
ENTREVISTA
O entrevistador deve ter em conta as perguntas discutidas para cada uma das questões, mas pode reformular e alterar a ordem no decorrer da entrevista, devendo permitir que o entrevistado discorra, mas controlando sempre que o mesmo não se esteja a desviar do assunto em estudo.
Perguntas tipo:
1) Para conseguir saber o que pensam pessoas que nunca tiveram experiência de ensino a distância sobre esta modalidade de ensino, gostava que me dissesse:
1.1. Já ouviu / ouviste falar da modalidade de ensino à distância?
1.1.1 Se sim, como defines / define ensino a distância?
1.2. Conheces/conhece mais alguém, além de mim, que frequente ou já tenha frequentado um curso a distância?
1.3. Já ponderaste/ponderou a hipótese de frequentar um curso a distância? Porquê?
1.3.1. Se sim, o curso seria voltado para a sua actividade profissional ou não?
1.3.2. Que tipo de curso?
- Formação?
- Licenciatura?
- Pós-graduação?
2) Outro dos objectivos desta entrevista é saber como é que valorizam e/ou desvalorizam o ensino a distância. Por isso, gostava que:
2.1. Indica / Indique duas razões que possam levar as pessoas em geral a frequentar um curso a distância.
2.2. Refere / Refira dois aspectos positivos que para ti/si distingam claramente o ensino a distância do ensino presencial.
2.2.1 Que pontos fracos encontras / encontra nesta modalidade de ensino (ensino a distância)?
3) Também precisamos de saber como é que sentem o facto de ser amigo de um estudante de mestrado em Ensino a Distância. Tendo isto presente, diga-me:
3.1. A teu/seu ver, a minha vida pessoal e/ ou profissional sofreram alterações após ter ingressado no mestrado?
3.2. Quais dos aspectos sofreu mais alterações?
3.3. De que forma foram alterados?
3.4. As razões que identificaste/identificou anteriormente relacionam-se com facto de ter ingressado num mestrado ou de ter ingressado num mestrado a distância?
Obrigado pela tua/sua colaboração.
RECOLHA DOS DADOS
As respostas serão recolhidas através da transcrição num processador de texto, recorrendo à técnica do copy/paste.
Posteriormente, são retirados todos os dados que permitam identificar, de alguma forma, os entrevistados, por terceiros. Salvaguarde-se que se no decorrer da entrevista o entrevistado quiser referir dados pessoais e, se devidamente advertido, permitir que fiquem registados, estes não serão eliminados.
O entrevistador passará, posteriormente, a agrupar as respostas dadas pelo entrevistado, de acordo com os objectivos de investigação. Constituindo, cada um dos três objectivos de investigação, um capítulo distinto em torno do qual se agrupam as respostas dadas.
Os dados serão agrupados da seguinte forma: primeiro as respostas mais directas ao formulário pré-definido, seguindo-se os outros dados discorridos pelo entrevistado que ajudam a perceber melhor, clarificar e ampliar as respostas iniciais.
Comentários
Enviar um comentário