Não percebo!

Um dossier imperdível do P.e Rui Alberto, na revista CATEQUISTAS:
Pode ler aqui.

Comentários

  1. Tudo isto tem verdade...Mas se alguém tem capacidade para melhor...que arregace as mangas...porque de facto falar todos falamos...e opiniões todos nós temos...São muitos os factores que contribuem para a dificuldade de catequizar hoje...
    que Deus nos ilumine a fazer o melhor que podermos nas nossas catequeses...e que sobretudo levemos Jesus aos catequizandos, porque é isso que interessa... De resto já não adianta bater mais no ceguinho...BOAS FÉRIAS!

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo(s) jovem.com:
    Quando escrevi o dossier de Junho da revista não estive a perder tempo a "bater no ceguinho".
    Procurei fazer um elenco, pensado, rigoroso, do que considero serem as principais ambiguidades e bloqueios da catequese que temos.
    Nºao me limito a constatar que "são muitos os factores que contribuem para a dificuldade de catequizar hoje". Não estamos já na fase das generalizações.
    Defendo que há uns factores e não outros que nos estão a bloquear.
    E, penso que um elenco sério das dificuldades já está no "arragaçar as mangas" para fazer a mudança.
    Mas porque vivo em Igreja, em comunhão, não acho que a minha forma de ver seja a única ou a única importante. Por isso, por respeito a quem pense diferente, publico as minhas ideias. Sujeito-as à leitura, à crítica e à avaliação públicas. Precisamente para superar a fase do "mandar bocas" ou das "lamentações".
    E a respeito da "capacidade para fazer melhor" penso que a quantidade de materiais que tenho publicado e feito editar fala por si.
    Diz a certa altura: "porque de facto falar todos falamos...e opiniões todos nós temos"
    Falar todos falamos; mas alguns de nós têm corrido o risco de pensar, de avaliar e de fazer alternativas.
    A respeito das opiniões que todos temos direito a ter, parece-me de bom tom distinguir "bocas, bitaites e afins" de opiniões pensadas e sustentadas.
    Está, evidentemente, no seu direito de considerar erradas ou incompletas as opiniões que emito na dossier. Mas não me parece honesto que elas sejam reduzidas-equiparadas a conversa de café.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares